Buscar
  • Ana Beatriz Araújo Cerqueira

ABC do Legal Design Movement - A



O Direito e a Arte são áreas que se influenciam nos mais diferentes níveis. Por exemplo, produções cinematográficas com temática baseada no universo jurídico atraem um público cada vez mais amplo. Não é incomum que objetos artísticos incorporem aspectos do mundo jurídico em suas narrativas. Literatura, pintura, poesia, música, teatro e escultura são alguns exemplos de searas permeadas pelo Direito.

É comum, ainda, observar a interdependência existente entre Direito e Arte manifestando-se nas decisões de tribunais, nas quais juízes e ministros por vezes expressam seu posicionamento citando passagens literárias e trazendo um viés mais humanista a suas sentenças e votos.

Durante os estudos, quem nunca se pegou cantando os trechos de música que @nelsonrosenvald coloca no início de seus capítulos? Eles sempre me roubavam a atenção!


A arte cumpre papel essencial para a humanização do direito, para sua aproximação com as pessoas e é um excelente caminho quando falamos de empatia e comunicação.


Em quais outros momentos você observa essa relação entre direito e arte? Aliás, qual sua série jurídica preferida?


Eu não sou muito de ver séries, mas confesso que sempre me perco em pensamentos jurídicos quando escuto as músicas dos @racionaiscn.



3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo