top of page
Buscar
  • Foto do escritorAna Beatriz Araújo Cerqueira

Heurísticas de Nielsen e legal design


As Heurísticas de Nielsen foram criadas por Jakob Nielsen, co-fundador do Nielsen Norman Group. As heurísticas servem como método avaliativo em termos de usabilidade de um produto e auxiliam na projeção de interfaces que sejam intuitivas e fáceis de usar.

Estudar as heurísticas é como ver o que há por trás das coisas que nunca paramos para pensar de onde vieram e é engraçado porque percebemos como, mesmo sem saber, gostamos de coisas intuitivas. O conforto do "ctrl+z" ou porque nossa vida se torna mais simples quando o google drive passa a recomendar os documentos por ordem de "momento do dia em que você abre tal coisa".

Enfim, apesar de serem direcionadas para a construção de interfaces, foi impossível estudá-las e não pensar em aplicações das heurísticas dentro do universo do legal design. Inevitavelmente cheguei à conclusão de que elas podem auxiliar na construção de melhores produtos jurídicos.











A avaliação heurística se baseia em 10 princípios e é uma etapa importante no desenvolvimento de softwares, evitando que apresentem problemas de usabilidade.

31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page